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Confira 3 dicas para escolher o ponto comercial apropriado para seu negócio

Estar no lugar certo é uma vantagem que vale ouro para qualquer negócio.

Por isso, é importante que você saiba identificar o ponto ideal para sua loja, seu comércio ou sua clínica.

Para te ajudar nessa tarefa, separamos 03 dicas que nem todos lembram na hora de escolher um ponto comercial, vamos lá:

1-Visibilidade: cuidado com os obstáculos visuais

O quanto um negócio será visto é um dos fatores que mais influenciam a escolha do ponto. Lembre-se que a visibilidade do imóvel é diferente para quem vê dentro do carro, caminhando ou dentro do ônibus.

Fique atento aos obstáculos que podem atrapalhar a vista da sua fachada, tais como fiação e árvores. Do alto do ônibus, o seu cliente pode não enxergar a vitrine com aquela promoção imperdível, por exemplo.

A estrutura e a aglomeração típica dos pontos de ônibus também pode comprometer a frente da loja. Evite pontos com este perfil, a menos que você esteja oferecendo itens de conveniência que podem se favorecer desse fluxo de pessoas.

Outra dica importante: o peso que a visibilidade assume na escolha do ponto vai depender do momento de compra do seu cliente, entre os momentos de compras temos: a) Compra por impulso; b) Compra por conveniência (alta frequência); c) Compra progamada.

Nas compras por impulso, por exemplo, ter um ponto comercial com fachada bem visível é de suma importância.

Afinal, você pode até desistir de tomar um café quando não encontra uma cafeteria no caminho, certo? Já no caso de uma academia, que é movida a compras programadas, o peso da visibilidade é menor.

2-Conheça a vizinhança: aposte na compatibilidade de negócios

Quanto mais próximo você estiver de negócios compatíveis ao seu, mais clientes você atrairá.

A lógica é simples: no caso de uma loja de calçados, vale observar se o ponto avaliado está perto de negócios complementares, tais como lojas de roupas ou bijuterias.

Se a vizinhança é composta por oficinas ou bicicletarias, sua loja será um peixe fora d’água.

3-Concorrência: atração por proximidade ou distância estratégica?

Para escolher o ponto comercial ideal, certamente você já considera a presença da concorrência.

A dica deste item é que você pense no perfil do seu negócio e responda: estar perto de um competidor é algo que sua loja precisa evitar?

Lembre-se que, às vezes, ter concorrentes próximos pode ser muito vantajoso, principalmente quando se trata de produtos ou serviços cuja compra exige comparação.

Exemplo: Um casal em busca de móveis provavelmente vai pesquisar um pouco antes de comprar e certamente vai preferir fazer isso em lojas próximas.

Já quando os concorrentes são altamente estabelecidos e atraentes, vale apostar em pontos bem longe deles.

Quando se trata de compras programadas, é bom analisar a quantidade de concorrentes e se a região comporta um segundo ponto de mesmo perfil.

Você já se perguntou se realmente conhece toda a sua concorrência? Cuidado, ela nem sempre é óbvia. Uma perfumaria pode ser concorrente indireta de uma loja de chocolates; ambas são muito procuradas em datas comemorativas.

Confira 3 dicas para escolher o ponto comercial apropriado para seu negócio

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